A criação de um site profissional e bem elaborado, que fortaleça sua estratégia de marketing digital, demanda uma equipe experiente e multidisciplinar

Por que contratar uma empresa especializada para a criação de um site profissional?

Você, certamente, sabe que todo empreendedor precisa ter sua marca presente na internet e que a visibilidade proporcionada pelas diversas plataformas digitais pode contribuir para o fortalecimento do seu negócio.

Então, que tal investir na criação de um site profissional?

Afinal, não basta ostentar milhares de seguidores em redes sociais. Você precisa mostrar tudo o que tem a oferecer para o seu público de forma bem estruturada, em um ambiente com toda a liberdade para apresentar seus produtos e serviços de maneira plena, diferenciada e totalmente personalizada.

Para isso, o melhor caminho é expor o seu negócio em um site.

Dessa forma, será possível investir em ações integrando site e redes sociais, a fim de incrementar sua estratégia de marketing digital. Como resultado, você vai não apenas ampliar, como também fortalecer o relacionamento com seus públicos de interesse.

Conquiste o seu lugar na web

Em primeiro lugar, uma breve explicação. Ao nos referirmos a um site, podemos usar também o termo website, certo? Isso porque web (palavra inglesa que significa teia) passou a designar a rede mundial de computadores, a world wide web.

É por esse motivo que muitos endereços de site começam com a sigla www. A propósito, se site significa lugar, a palavra website, numa tradução livre, quer dizer lugar na web ou lugar na rede mundial de computadores.

Mas vamos em frente, pois você já deve estar se perguntando: como posso ter um site profissional?

Já estou nas redes sociais. Por que preciso de um site?

Se você ainda tem dúvidas sobre a relevância de um site profissional nestes tempos de redes sociais, recomendamos fortemente que leia o nosso artigo “Por que é importante ter um site? Veja 6 motivos para fazer o seu!”. Se quiser, acesse o link, leia o texto e depois volte aqui. Mas a gente vai sintetizar a seguir.

De forma bem resumida, nós costumamos fazer a seguinte analogia: o site é como a sua casa, e as redes sociais, o seu local de trabalho. Por mais tempo que você passe no ambiente profissional, se alguém lhe perguntar onde você mora, a resposta certamente será o seu endereço residencial.

Isso porque a casa, tal qual o site, é seu. Você “decora” como quiser e deixa ali o que é mais importante para a sua vida. Já as redes sociais são ótimas para divulgação e troca de informações, mas, assim como em um escritório, você está sujeito às regras de outras pessoas/empresas.

Sem contar que várias redes sociais já acabaram ou perderam popularidade, ao passo que outras despontaram como a “febre do momento”. Mas quem garante que esse sucesso será duradouro? Enquanto redes sociais vêm e vão, o seu site segue intacto, expondo o seu negócio da maneira que lhe convier.

Tenho um conhecido que pode fazer o site para mim. Por que preciso contratar uma empresa especializada?

Na verdade, hoje em dia, você mesmo pode construir o seu site, caso tenha um pouco de conhecimento técnico em informática. Em tese, não precisa nem mesmo saber linguagem de programação.

Mas existem duas questões importantes aí. A primeira é que essas soluções prontas, do tipo do-it-yourself (faça você mesmo), quase sempre se esvaem quando você as personaliza.

Muitas vezes, basta a troca de uma única palavra para aquela estrutura engessada se mostrar inútil para a sua necessidade. Sem contar que a responsividade – capacidade de o site funcionar corretamente em todos os dispositivos – costuma ficar prejudicada.

Outro ponto, ainda mais abrangente, é que a criação de um site profissional envolve muito mais que a parte técnica. São vários fatores que nem soluções do-it-yourself nem pessoas despreparadas contemplam.

Etapas para a criação de um site profissional

A criação de um site profissional engloba uma série de conceitos de design, marketing e comunicação que só uma equipe especializada nesses temas poderá prover. O projeto começa com um amplo planejamento, de modo que as páginas a serem desenvolvidas representem, de fato, o seu negócio, bem como tragam os resultados que você espera.

Em seguida, passa pelo projeto visual (cores, formas e todo o layout) e pelo conteúdo. Este último abrange não apenas a escolha de fotos e vídeos, como também a produção de textos.

Se pensarmos somente na criação do site, o projeto termina na otimização para mecanismos de busca – o chamado SEO (Search Engine Optimization). Em bom português, é a capacidade de suas páginas serem encontradas pelo usuário no Google, Bing etc. Mas o trabalho de uma equipe profissional e multidisciplinar pode ir muito mais longe, com a criação de artigos para um blog atrelado ao site e a própria divulgação em redes sociais, entre muitas outras ações.

A palavra-chave aqui é organização. Afinal, você não vai querer deixar a sua casa desarrumada para receber uma visita, não é mesmo?

Dando o primeiro passo

Dito isso, para ter um site profissional, você precisa, primeiro, contratar uma empresa que tenha essa expertise, que saiba entender as suas necessidades e utilizar os recursos mais adequados.

Ao conversar com uma equipe especializada em desenvolvimento de mídias para web, você obterá orientações sobre a parte que lhe cabe no processo, bem como outras explicações que se fizerem necessárias.

Bons profissionais deixarão você a par de cada etapa do trabalho. O objetivo é que, ao final, seu site tenha um visual atraente e seja de fácil navegação, ou seja, perfeito para encantar o seu visitante.

A equipe da empresa de criação de site vai ajudar você em uma série de decisões que precisarão ser tomadas. A começar pela escolha do domínio, que nada mais é do que o endereço do site. Por exemplo, o nosso é conceito-online.com.br, que também é aplicado nos e-mails corporativos que usamos.

Que domínio escolher?

Para a escolha do domínio, no caso de pessoas jurídicas, o indicado é usar o nome fantasia da empresa. Já quando se trata de profissionais liberais e autônomos, o mais comum é usar o próprio nome, que pode ter o acréscimo de algum termo que identifique o segmento do seu negócio.

São várias possibilidades, a critério do próprio empreendedor. E não existe certo ou errado nessa escolha. Aqui na Conceito, a gente costuma orientar o cliente, oferecendo algumas opções, mas deixando para ele a palavra final.

Outra decisão importante é a contratação da hospedagem. Trata-se de uma empresa que vai alugar para você um servidor ligado 24 horas por dia. Nele, serão armazenados os arquivos e as páginas do seu site, bem como os e-mails do seu domínio, do tipo [email protected].

A eficiência desse serviço é crucial para a estratégia de aquisição de visitantes, pois a velocidade de carregamento de arquivos do site é um dos critérios de posicionamento nos mecanismos de busca. Em outras palavras, quando o seu site é rápido, você ganha alguns “pontos” na disputa pelas primeiras posições nos resultados de uma pesquisa no Google, por exemplo, que usa diversos elementos para fazer esse ranqueamento.

É possível encontrar no mercado serviços de hospedagem gratuita, mas, cá entre nós, não vale a pena correr o risco. Sugerimos deixar essa contratação a cargo da empresa parceira, que certamente poderá indicar a hospedagem que melhor se adéqua às suas necessidades.

A importância do conteúdo na criação de um site profissional

A fim de obter o melhor resultado na criação do seu site profissional, é imprescindível você fazer a sua parte no processo, organizando o conteúdo a ser publicado. Ao mesmo tempo, você deverá estar alinhado com o webdesigner que vai desenvolver a arquitetura e o layout das suas páginas na web.

Afinal, você tem seus gostos, mas bons profissionais da área fazem escolhas com base em critérios técnicos e na experiência deles, com uma visão externa e sem “paixões”. Encontrar esse meio-termo entre as preferências do cliente e as melhores práticas requer diálogo. Logo, há muito o que conversar com a equipe responsável pela construção da sua casa própria digital.

Em primeiro lugar, reúna as informações mais importantes sobre a sua empresa. Por exemplo, quando e em que contexto ela foi criada, quais são os seus valores e diferenciais, que serviços oferece (com uma boa descrição de cada um) etc. Uma dica para ter ainda mais credibilidade é listar os seus principais clientes. Se possível, pegue com alguns deles breves testemunhos sobre a atuação da sua empresa.

A nossa orientação é que você deixe a cargo de uma equipe qualificada não só a revisão, como também a edição de todos os textos. Uma empresa especializada saberá a melhor forma de organizar e exibir o seu conteúdo, conforme as boas práticas de SEO, para que o site seja encontrado pelo seu público-alvo.

Além disso, os profissionais de design e comunicação da empresa contratada poderão acoplar um blog ao seu site e, ao mesmo tempo, redigir artigos relacionados aos seus serviços. Assim, as pessoas encontrarão o seu site quando buscarem por determinado assunto na web. Mas esse é um papo para o futuro – em breve, faremos um artigo sobre o papel de um blog na estratégia de marketing digital.

Produzindo visuais incríveis

Sabe aquela velha máxima “a primeira impressão é a que fica”?  Sem dúvida, ela também se aplica ao mundo digital. Aliás, ao acessar seu site, o visitante poderá ser impactado positiva ou negativamente. E, sendo bem direto, isso só depende de você.

Em outras palavras, quando o assunto é a criação de um site profissional, não hesite em contratar uma empresa especializada, pois o resultado valerá cada real investido. Entenda que, além de expor conteúdo de qualidade, com consistência e bem organizado – conforme falamos acima –, sua página na web deverá exibir um visual bem lapidado, com cores e elementos gráficos coerentes com a sua atividade.

Embora saibamos que o conceito de beleza é subjetivo, precisamos nos atentar para que o site seja visualmente atraente e com seus vários elementos (logotipo, fotos, ilustrações etc.) em harmonia. Uma coisa é inquestionável: toda a parte visual do seu site deve ter uma identidade própria e estar alinhada com o seu segmento de atuação.

O objetivo é que o layout gere impacto, encante e fique registrado na mente do seu cliente potencial – de forma positiva, claro. Para isso, o melhor caminho é conversar com um designer profissional de uma empresa especializada.

Contudo, a experiência positiva não está limitada a imagens bonitas e harmoniosas. Um site profissional, com layout de excelência, privilegia a boa estruturação das páginas e a hierarquia de informações, de maneira que essa lógica seja facilmente identificada pelo seu usuário e propicie ótima navegabilidade.

Navegando sem barreiras

A fim de proporcionar uma navegação fluida, é imprescindível a construção de um site responsivo, isto é, que funcione corretamente em todos os dispositivos. Assim, seu visitante poderá acessar as páginas em diferentes equipamentos e tamanhos de tela, seja de um desktop, notebook, tablet ou smartphone. Tudo isso com a mesma qualidade, mas respeitando as características de cada aparelho.

Perceba que o resultado estético é tão importante quanto a funcionalidade. Então, já que você deseja ter um site profissional, que ofereça uma experiência única ao seu público, contrate uma empresa especializada.

Boas agências de comunicação costumam dispor de equipe com redatores (jornalistas, publicitários, relações públicas e /ou profissionais de Letras), designers e webdesigners experientes, que vão atender todas as necessidades listadas neste artigo. Enfim, além de um layout incrível, o seu site vai ganhar os melhores recursos para oferecer uma ótima experiência ao usuário, de modo a fortalecer sua marca e a imagem do seu negócio.

Navegando sem barreiras
Os sites feitos pela Conceito, como os do HIG e da Abifina, primam pela responsividade

O passo a passo com a empresa contratada para a criação de um site profissional

Revendo toda a informação acima, veja como é simples o caminho para levar a sua empresa para a internet:

  1. Contratar uma empresa especializada em criação de sites;
  2. Escolher o domínio;
  3. Elaborar o conteúdo sobre a sua empresa;
  4. Aprovar a revisão e a edição dos textos;
  5. Aprovar o layout do site;
  6. Contratar a hospedagem.

Como contratar uma empresa para a criação do meu site?

Agora que você já sabe todo o caminho a percorrer para ter um site profissional para a sua empresa, fique à vontade para fazer contato conosco.

Estamos há mais de 30 anos no mercado e dispomos de um time multidisciplinar formado por profissionais de web, design, comunicação e marketing. Nossa equipe está apta a desenvolver sites e demais plataformas digitais, bem como conteúdo textual direcionado para o seu segmento, contribuindo para que você tenha a melhor experiência possível.

Ao longo de todo esse processo de criação de um site profissional, é possível que você queira dar uma nova roupagem (redesign) à sua marca. Ou, quem sabe, ainda precise criá-la.

Sem problema! Nossos designers podem resolver isso também, deixando o logo com mais personalidade e totalmente incorporado ao seu negócio.

Aproveite este momento para conhecer melhor o nosso site e conferir todos os serviços oferecidos pela Conceito. Veja também algumas peças do nosso portfólio e visite sites assinados por nossa equipe.