Se toda marca de sucesso possui uma página na web, isso já é um forte indicativo de que seu negócio também precisa ter um site

Não importa se você é CEO de uma organização ou um profissional liberal, ou se a sua atuação é global, local ou mesmo nos limites de seu bairro. O fato é que ter um site profissional é essencial para uma empresa marcar presença na internet. Trata-se de uma condição imprescindível para qualquer negócio ser visto, conquistar espaço no mercado e aumentar a captação de potenciais clientes.

Com o advento e a popularidade das redes sociais, muitas pessoas passaram a acreditar que ser ativo no Facebook, Instagram e afins basta para dar visibilidade ao serviço ou produto que oferecem. Ledo engano.

Estar presente nas mídias sociais é, de fato, importante, mas isso é apenas parte de uma estratégia eficaz de marketing digital. Toda ferramenta possui finalidades e características únicas, e é preciso entendê-las para extrair o que há de melhor em cada uma.

As redes sociais proporcionam ótima interação, mas têm várias limitações. Talvez a principal esteja no fato de privilegiarem as relações pessoais, restringindo o alcance de contas corporativas. Assim, se quiserem atingir um público mais amplo, empresas de todos os portes se veem obrigadas a impulsionar suas postagens – ou seja, pagar para que as publicações cheguem a mais pessoas.

Para quem ainda hesita e questiona por que minha empresa precisa ter um site?, vale refletir sobre algumas irrefutáveis razões para investir em sua própria página na web e contratar bons profissionais para desenvolvê-la.

Do que preciso para ter um site?

Ter um site é mais barato do que você imagina. Obrigatoriamente, são necessários dois passos.

Primeiro, você tem que adquirir um domínio, que nada mais é do que o endereço do seu site – por exemplo, https://seusite.com.br. Essa compra é feita junto ao Registro.br, organização que detém o monopólio desse serviço, no Brasil, para domínios terminados com “.com.br” e outros.

O valor está longe de ser abusivo: atualmente (outubro de 2020), custa R$ 40 por ano. Caso você decida renovar por períodos maiores, o preço vai sendo reduzido. Por exemplo, R$ 76 para dois anos, R$ 112 para três, e assim por diante.

Se você desejar um domínio internacional – terminado, por exemplo, em “.com”, sem “.br” –, poderá adquiri-lo em muitos outros serviços, por valores diferenciados, talvez em dólar.

O segundo passo, após a compra do domínio, é contratar, junto a uma empresa de hospedagem, um servidor. Nele ficarão guardados os arquivos do seu site – imagens, vídeos, páginas etc. –, além das suas contas de e-mail.

De modo geral, essa cobrança é mensal. Mas você pode fazer planos anuais ou mais extensos, obtendo, com isso, bons descontos.

Oferta é o que não falta: são muitos os serviços de hospedagem de sites, no Brasil e no exterior. Os valores variam de acordo com a empresa e o porte do site. Quanto mais recursos você usar, mais caro pagará. Em média, podemos dizer que, no Brasil, o preço fica entre R$ 10 e R$ 50 por mês para sites de pequeno e médio portes. A hospedagem de comércio eletrônico (e-commerce) pode sair um pouco mais cara.

E é isso. Você cumpriu as etapas obrigatórias. Agora, falta a construção do site.

Tenho um conhecido que pode fazer o site para mim. Por que preciso contratar uma empresa? 

Na verdade, hoje em dia, você mesmo pode construir o seu site, caso tenha um pouco de conhecimento técnico em informática. Em tese, não precisa nem mesmo saber linguagem de programação.

Mas existem duas questões importantes. A primeira é que essas soluções prontas, do tipo do-it-yourself (faça você mesmo), quase sempre se esvaem quando você as personaliza. Muitas vezes, basta a troca de uma palavra para aquela estrutura engessada se mostrar inútil para a sua necessidade. Sem contar que a responsividade – capacidade de o site funcionar corretamente em todos os tamanhos de monitor, em computadores, e também em celulares e tablets – costuma ficar prejudicada.

Outro ponto, ainda mais abrangente, é que a criação profissional de um site envolve muito mais que a parte técnica. São vários fatores que nem soluções do-it-yourself nem pessoas despreparadas contemplam.

A criação de sites engloba uma série de conceitos de design, marketing e comunicação que só uma equipe especializada nesses temas poderá prover. Começa com um amplo planejamento, de modo que as páginas a serem desenvolvidas representem, de fato, o seu negócio e tragam os resultados que você espera.

Em seguida, passa pelo projeto visual (cores, formas e todo o layout) e pelo conteúdo, que abrange não apenas a escolha de fotos e vídeos, mas também a produção dos textos.

Se pensarmos apenas na criação do site, o projeto termina na otimização para mecanismos de busca – o chamado SEO (Search Engine Optimization), que, em bom português, é a capacidade de suas páginas serem encontradas pelo usuário no Google. Mas o trabalho de uma equipe profissional e multidisciplinar pode ir muito mais longe, com a criação de artigos para um blog atrelado ao site e a própria divulgação em redes sociais, entre muitas outras ações.

A palavra-chave aqui é organização. Afinal, você não vai querer deixar a sua casa desarrumada para receber uma visita, não é mesmo?

Se eu estou de graça nas redes sociais, por que vou pagar para ter um site?

Nós acabamos de falar de casa – e é assim mesmo que você deve considerar o seu site.

Imagine o site como o lugar onde você mora, e as redes sociais, o local onde trabalha. Por mais que passe horas a fio no escritório – talvez mais até do que em casa –, se alguém perguntar onde você mora, certamente a resposta será o seu endereço residencial.

O site é exatamente isto: a sua casa. Quando você compra um domínio, ele é seu e de mais ninguém.

Ao contratar uma empresa especializada para construir o site, você dirá a esses profissionais, como se estivesse diante de arquitetos, quais são os seus gostos pessoais e as suas necessidades. Em outras palavras: o site terá a sua cara. Você ajudará a definir a estrutura, a navegação, o layout, as páginas e todo o conteúdo, seja em texto, foto ou vídeo, tal qual faria com os móveis da sua casa.

No site, você terá toda a liberdade para:

  • Criar artigos sobre o seu negócio, em um blog, sem número definido de caracteres ou qualquer outro tipo de limitação comum em redes sociais;
  • Listar todos os seus produtos ou serviços e até mesmo vendê-los, em um sistema de e-commerce criado conforme as características do seu negócio;
  • Inserir formulários para contatos qualificados (chamados de leads), que fornecerão endereço de e-mail, telefone e outros dados, com os quais você poderá montar uma base de possíveis clientes;
  • Estabelecer parcerias, colocando links para outros sites;
  • Entre muitas outras possibilidades.

Para resumir: você, provavelmente, passa muito tempo nas redes sociais divulgando seus produtos e conversando com potenciais clientes. Mas está sujeito a regras e limites estabelecidos por empresas gigantes, como Facebook (dono também do Instagram e do WhatsApp), Microsoft (dona do LinkedIn) e Twitter, cujo funcionamento é padronizado para uso simultâneo por bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Tente escrever um texto mais longo no Instagram. O usuário nem sequer conseguirá visualizá-lo totalmente – para isso, terá que clicar em “mais”. As letras miúdas, com pouco espaçamento, e a ausência de links são outros fatores que dificultam a leitura e limitam a divulgação que você tanto almeja.

Nada disso acontece no site. Sua casa, suas regras, certo?

6 motivos para ter um site profissional 

Ainda não te convencemos? Veja, então, mais seis motivos definitivos para a sua empresa ter um site hoje mesmo.


1 – Apareça na maior vitrine do planeta 

Imagine que você comece a sentir sintomas estranhos, como dores de cabeça recorrentes. Antes mesmo de procurar um hospital ou ligar para um médico, o que você faz? Já sei: procura no Google, não é mesmo?

Saiba que você não é o único. Em média, o Google processa 40 mil consultas por segundo. São nada menos do que 3,5 bilhões de buscas por dia ou 1,2 trilhão por ano em todo o globo.

Não é difícil imaginar, portanto, por que o seu trabalho precisa estar exposto na maior vitrine do mundo.


2 – Seja encontrado por quem procura o seu produto ou serviço

São muitos os fatores que levam um conteúdo a ranquear nos primeiros lugares do Google para uma busca por determinada palavra-chave. Mas uma coisa é certa: o resultado dessa pesquisa tende a exibir, nas colocações iniciais, o blog de um site.

Blogs nada mais são do que páginas atualizadas com frequência. De acordo com a Rock Content, “podem ser diários pessoais, periódicos ou empresariais” que se constituem em “formas de comunicação de pessoas e de instituições com o mundo”.

Lembre-se: o site é o espaço certo para você informar ao seu potencial cliente tudo o que ele deseja e precisa saber para conhecer sua empresa e se sentir mais confiante e motivado para iniciar uma jornada de compra. Já o blog é o lugar ideal para você expor sua expertise no segmento em que atua, atraindo, com isso, pessoas que estão na internet em busca desse conhecimento.

Essa estratégia de marketing aumenta a credibilidade da sua marca, melhora seu posicionamento no Google, gera mais tráfego e atrai leads para o site.

E não é só isso. Além dessa forma orgânica de exposição, existem os Google Ads, os anúncios do Google, com os quais você pode alcançar ainda mais pessoas. De forma bem resumida, funciona assim: você escolhe palavras-chave que se identifiquem com o seu negócio e estejam presentes no seu site.

Em seguida, cria anúncios usando essas palavras e estabelece um valor para elas. Sempre que seu anúncio for exibido e o usuário clicar nele, você será cobrado. Quanto maior o valor da palavra, melhor a colocação do anúncio na página com os resultados da busca.


3 – Deixe a sua empresa em evidência – e somente ela 

Outra vantagem que só um site pode lhe dar: contas de e-mail com o nome da sua empresa.

Numa transação comercial, você transmitirá muito mais credibilidade com um e-mail como [email protected] do que com uma conta gratuita do Gmail, Hotmail ou outro serviço semelhante.


4 – Sinta-se seguro em ter o seu espaço preservado 

Se você tem mais de 30 anos, deve se lembrar do Orkut, a primeira rede social de grande sucesso no Brasil. Sabe onde ele está hoje? Junto com o MySpace, uma rede social voltada à música, e do Google Plus, a tentativa frustrada da gigante das buscas de criar um Facebook para chamar de seu. Ou seja, no limbo do esquecimento.

E a “falência” de uma rede social não é um fenômeno antigo. Em 2019, pesquisa do Datafolha apontou tendência de queda de usuários do Facebook no Brasil. Em compensação, de acordo com um estudo do Cuponation, o Instagram teve aumento de 230% em seu número de usuários em dois anos. No último trimestre de 2019, conforme aponta a empresa de marketing SocialBakers, o Instagram teve um volume de interações 20 vezes maior do que o Facebook.

E amanhã, qual a será a rede da moda? Ninguém sabe. Mas é certo afirmar que, enquanto você estiver em dia com o domínio e com a hospedagem do seu site, ele estará no ar, imune às ondas que levam e trazem as redes sociais.

5 – Fortaleça suas vendas

Se você atua no varejo, entenda que ter um site pode fazer seu negócio ganhar mais visibilidade e impulsionar suas vendas. Mesmo que sua empresa não opere no e-commerce, a exposição de sua marca e de seus produtos na internet fortalece o resultado de vendas da loja física e é ferramenta imprescindível para quem atua no B2B.

Ainda sobre o varejo, há consumidores que sentem necessidade de conferir o produto na loja física, mas optam por comprar pelo site, quando o preço é melhor. Por outro lado, há aqueles que preferem apreciar no site, sem a interferência de vendedores, tudo o que a empresa tem a oferecer, para, depois, ir à loja fazer sua compra.

Há, ainda, as empresas que oferecem ao cliente a opção de comprar no site e retirar na loja. Essa estratégia de unir os meios físico e digital se baseia no conceito de omnichannel, no qual diferentes canais são interligados para fortalecerem um ao outro.


6 – Esteja acessível onde e quando o cliente precisar 

Seja qual for a área de atuação, sua empresa precisa estar 24 horas no ar, se quiser ser vista. Com um site, seja institucional ou um e-commerce, seu negócio está sempre aberto e à disposição do consumidor.

Mas isso não é tudo. Além de se estabelecer na web, é importante estar bem ranqueado no Google, apresentar conteúdo de qualidade e oferecer um site bem estruturado, a fim de atrair potenciais clientes.

Assim, vale atentar para a construção de um site com navegação amigável em todo tipo de dispositivo – o chamado site responsivo que citamos anteriormente –, para proporcionar uma experiência positiva ao visitante. Isso aumentará as chances de retê-lo e, consequentemente, fazer bons negócios.

De acordo com o Panorama Mobile Time, 85% dos brasileiros já realizaram compras de produtos através de sites móveis ou aplicativos.

Lembre que é na visita ao site que o consumidor se sente mais seguro para adquirir produtos e serviços. Invista nisso e contrate bons profissionais de web.


A criação de sites na Conceito 

No mercado desde 1992, a Conceito é especialista na criação de sites institucionais, e-commerces e sistemas para web. Desenvolvemos desde o layout até a estratégia de divulgação do seu endereço virtual, sempre com as melhores técnicas de SEO e a responsividade necessária para que você ofereça uma ótima experiência de navegação ao seu usuário.

Em nosso portfólio, contamos com trabalhos para empresas, associações, profissionais liberais e outras categorias. Entre alguns exemplos recentes, está a criação de sites para a Techmaster, o Hospital Ilha do Governador e a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), entre outros.

Conheça melhor a Conceito e entre em contato agora.