Escrito por Afonso Machado para a editora Novas Direções, o livro Nelson Cavaquinho: violão carioca teve projeto gráfico e diagramação assinados pela Conceito.
Em 2010, às vésperas do centenário de nascimento de Nelson Cavaquinho, nós, da Conceito Comunicação, tivemos a satisfação de participar das homenagens, ao assinarmos o projeto editorial do livro Nelson Cavaquinho: violão carioca, escrito por Afonso Machado. A publicação foi encomendada pela editora Novas Direções, que fez outros projetos culturais conosco, como os livros Catulo da Paixão, Na cadência do choro e Nação Quilombo.
O projeto gráfico e a diagramação foram executados de forma a valorizar o material obtido por Afonso. Em suas pesquisas, o autor colheu imagens que registraram a vida e eternizaram a obra de Nelson Cavaquinho, como fotografias raras e algumas partituras. O resultado foi uma edição visual à altura da arte do poeta e sambista.
O acompanhamento da impressão junto à gráfica também ficou sob nossa responsabilidade. Por se tratar de um tema artístico-cultural, o livro recebeu um acabamento especial. A capa dura e a escolha do papel mais adequado corroboraram o resultado que nós, profissionais de comunicação e design, sempre buscamos: com equilíbrio entre forma e conteúdo.
Poeta, sambista e boêmio
Nelson Cavaquinho, que teve no ambiente familiar sua primeira inspiração musical, percebeu, desde jovem, a música correndo nas veias. Porém, a vida boêmia e desregrada comprometeu, de certa forma, sua jornada profissional, até que o talento falou mais alto.
A partir de 1950, sua obra ganhou o país nas vozes de grandes nomes da MPB. Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Nara Leão, Elza Soares, Elis Regina e Clara Nunes foram alguns dos intérpretes que difundiram suas canções, que conquistaram o público pela simplicidade e pelo sentimentalismo, em letras que invariavelmente remetiam a mulheres e botequins, ao violão e à morte.
A música triste refletia as amarguras pelas quais o sambista passava na vida. O repertório com mais de 400 composições, mesmo com muitas delas não gravadas, garantiu a Nelson Cavaquinho uma cadeira cativa na história da música popular brasileira.
O autor
Fundador do grupo de choro Galo Preto, Afonso Machado é bandolinista, compositor e arranjador musical. No livro Nelson Cavaquinho: violão carioca, ele descreve com riqueza de informações a trajetória de um dos maiores ícones de nossa música.
Afonso também assina a autoria do livro Na cadência do choro – outro projeto editorial desenvolvido por nossa equipe.