Livros iluminados

O Catálogo dos livros de horas da Biblioteca Nacional do Brasil, de Vera Lúcia Miranda Faillace, reúne e identifica a coleção dos livros de horas da instituição e teve projeto gráfico e diagramação desenvolvidos pela equipe da Conceito Comunicação Integrada.

Geralmente decorados com iluminuras (ilustrações feitas a mão nas margens das páginas), os livros de horas eram uma espécie de breviário para as famílias da Idade Média. Eles continham o calendário das festas e dos santos, as Horas da Virgem, da Cruz, do Espírito Santo e dos mortos (Liturgia das Horas), as orações comuns e os salmos penitenciais. Na sociedade cristã desse período, este livro era, frequentemente, o único existente nas residências.

 

 

 

Projeto limpo

Como convém a uma publicação deste tipo, com muitas reproduções de páginas e também muito conteúdo, a Conceito adotou uma diagramação leve, que destacasse os fac-símiles reproduzidos e facilitasse a leitura dos conteúdos.

Ricamente ilustrado, o Catálogo tem o objetivo de propiciar o acesso e divulgar informações sobre os livros de horas, e assim promover a valorização e a preservação desses bens culturais, tesouros de nosso patrimônio.