Criado em 2013, o Observatório da Comunicação Institucional (OCI) é um dos canais para que os profissionais da área de comunicação possam manter-se atualizados. O portal conta com colaboradores que produzem conteúdos como notas, análises de casos, artigos, clipping e colunas.
A ideia da criação surgiu justamente para estimular as discussões no meio da comunicação. Hoje, a equipe é multidisciplinar e com o mesmo empenho de uma empresa voltada a resultados. O caso é que, aqui, trata-se de resultados em educação e debates sobre a comunicação em geral.
De acordo com o diretor-presidente e cofundador do Observatório, Manoel Marcondes Neto, o OCI é uma ONG associativa, ou seja, todos podem colaborar.
“Não somos uma iniciativa empresarial disfarçada de ONG”, garante.
Assim, qualquer pessoa pode se associar e levar projetos, gerenciá-los e trabalhar de forma voluntária nas iniciativas, além de participar de reuniões de trabalho e outras atividades. Atualmente, de acordo com Marcondes, há dez pessoas produzindo conteúdo e há necessidade de mais profissionais.
Marcondes explica ainda que as áreas de interesse do OCI se expandem e hoje cobrem os seguintes campos: administração, artes, direito, economia, educação, jornalismo, marketing, propaganda, radialismo, relações públicas e tecnologia da informação.
“Acreditávamos, no início, que os professores apresentariam o portal aos seus estudantes. Hoje, sabemos que é ao contrário”, afirma ele, salientando que o objetivo é ser uma ferramenta auxiliar do ensino-aprendizagem.
Os temas de maior demanda do site são relacionados principalmente à governança.
“Consideramos que a comunicação, hoje, com internet e redes sociais, deve estar no patamar mais alto da gestão”, explica, ressaltando as cinco causas do OCI atualmente: transparência ativa, comunicação pública, jornalismo responsável, propaganda com ética e educomunicação para a cidadania.
Academicamente, o OCI comprova a sua relevância com a seção “Melhores Monografias e Projetos Experimentais”, que já possui 23 trabalhos publicados.